Estratégia de conteúdo

Desafio

A Gladys Religiosos é uma loja de artigos religiosos católicos localizada no coração do centro comercial da cidade de São Paulo, na Ladeira Porto Geral próximo à Rua 25 de março. Além da tradicional loja física, ela também possui uma loja virtual e um aplicativo.

Em 2018, a Gladys Religiosos passou por uma mudança na estratégia de comunicação da marca indo de uma empresa que vende produtos religiosos para uma empresa que evangeliza por meio dos produtos vendidos e conteúdos produzidos.

Atuei no desenho da jornada do usuário, no planejamento da estratégia de conteúdo e na criação de diversos destes conteúdos.

HABILIDADES

Tom e voz
Marketing de conteúdo
Estratégia de conteúdo
Jornada do usuário
Storytelling

FERRAMENTAS

WordPress
Miro
Google Docs
Mídias Sociais

CATEGORIA

Estratégia de conteúdo

Processo

Comecei criando o manual de tom e voz da empresa. Como a loja atua no ramo religioso/espiritual, o cuidado ao usar ou não cada palavra e expressão tornou-se ainda mais importante para evitar polêmicas e mal-entendidos. A comunicação deve ser clara e com uma linguagem apropriada e conhecida pelo público.

Após definir o tom e voz junto aos stakeholders, a primeira mudança foi na descrição dos produtos: se antes destacava-se apenas os atributos físicos, como o tipo de material e a durabilidade, agora destaca-se também os aspectos emocionais, por meio da fé, característica intrínseca aos seus produtos.

A seguir, entendemos a jornada do usuário e mapeamos todos os pontos de contato dele com a marca para determinar a experiência que deveria ser entregue em cada um desses pontos por meio dos conteúdos.

Por fim, iniciei o planejamento definindo os canais de comunicação a serem utilizados, os conteúdos a serem desenvolvidos e criando o calendário de publicações que era revisado trimestralmente.

Conteúdos desenvolvidos:

Blog: artigos com o objetivo de evangelizar e difundir a fé católica e criar autoridade para a marca.

E-books: com o objetivo de gerar leads qualificados, a criação de e-books está voltada para a união de assuntos presentes no dia a dia dos consumidores e sua relação com a fé.

Podcast: lançado para aproveitar o momento de alto consumo de informações em áudio, também apresenta conteúdos de parceiros e convidados.

Instagram: a comunicação desenvolvida tem como objetivo atingir um público mais jovem que utiliza a plataforma. Realizamos muitas promoções e conteúdos com influenciadores para reforçar sua mensagem.

Facebook: são compartilhados os artigos do blog e os novos episódios do podcast.

Youtube: foco em mostrar a loja física e história curtas envolvendo a fé católica.

Resultado

A estratégia de conteúdo iniciada em 2018 conquistou a autoridade da Gladys Religiosos no meio de evangelização católico, rendendo diversas parcerias como a realizada com o Mosteiro São Bento (famoso mosteiro católico em São Paulo) para a publicação de conteúdo. Seus e-books já tiveram centenas de downloads e seus conteúdos nas redes sociais são visualizados milhares de vezes mensalmente.

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